-
Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia
-
Hélio Isaías apresenta projetos revisando o território de mais 15 municípios
-
Rafael Fonteles defende crédito e mais recursos para segurança no Nordeste
-
Após condenação por trama golpista, Bolsonaro pode perder posto de capitão do Exército
-
Silvio Mendes apresenta balanço da gestão, projeta 2026 e destaca ajuste fiscal como base da administração
Rafael Fonteles apresenta panorama de ações, obras e investimentos na infraestrutura do Piauí nesta segunda (9)
Divulgação
O governador Rafael Fonteles apresenta, nesta segunda-feira (9), às 11h30, no Palácio de Karnak, um panorama das ações, obras, investimentos e perspectivas da infraestrutura do Piauí. A apresentação reúne informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Secretaria das Cidades (Secid), Secretaria dos Transportes (Setrans), Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Companhia Ferroviária do Piauí (CFLP), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) e Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi).
No eixo da infraestrutura rodoviária, serão apresentados os avanços registrados entre 2023 e 2025 na malha estadual, com destaque para ações de recuperação e construção de rodovias, interligações regionais e iniciativas como o Programa Estradas Seguras e a parceria com o aplicativo Waze, tecnologia de navegação que utiliza rede de satélites para determinar a localização e facilitar o rastreamento. O panorama inclui ainda resultados de avaliações nacionais, como o ranking da Confederação Nacional do Transporte (CNT), tanto no comparativo nacional quanto em relação às regiões Norte e Nordeste, evidenciando a evolução do Piauí no período recente.
As ações de infraestrutura urbana abrangem intervenções voltadas à pavimentação, mobilidade e urbanização nos municípios piauienses. Também integram a apresentação às obras de infraestrutura hídrica, realizadas pelo Idepi, com destaque para barragens e adutoras, além de investimentos em obras estruturantes como pontes, praças, estádios e campos, bem como equipamentos públicos, a exemplo do Lar da Criança e da Casa da Mulher Brasileira, realizadas pela Seinfra.
No setor de transportes, o panorama inclui as ações de expansão da infraestrutura aeroportuária, com informações sobre a rede de aeródromos, os investimentos realizados e o índice de cobertura de voos regionais. A apresentação também aborda os investimentos nas obras de expansão do metrô, o impacto na população atendida e os avanços relacionados às estações revitalizadas e construídas.
No campo da regulação, serão destacadas ações de fiscalização e acompanhamento dos serviços públicos delegados, envolvendo áreas como saneamento, transporte e energia, além de medidas voltadas ao fortalecimento do ambiente regulatório e à proteção dos usuários.
O panorama ainda contempla as políticas e programas habitacionais em execução no estado, com foco na ampliação do acesso à moradia digna, regularização habitacional e concessão de subsídios para famílias de baixa renda.