Política

Robert Rios acusa família de Dr. Pessoa de esvaziar cofres da Prefeitura de Teresina

Divulgação

O ex-secretário municipal de Finanças, Robert Rios Magalhães, prestou depoimento nesta quarta-feira (06) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Déficit Bilionário da Câmara Municipal de Teresina. Durante a oitiva, ele fez graves denúncias envolvendo familiares do prefeito Dr. Pessoa, alegando a existência de um esquema de desvio de recursos dentro da Prefeitura.

Segundo Robert Rios, ele teria informado pessoalmente ao prefeito, ainda em dezembro de 2022, seu desconforto com a situação. “Doutor Pessoa, eu sou um delegado da Polícia Federal, estou constrangido de estar aqui nessa prefeitura. A sua mulher está roubando, o seu filho está roubando, tem vários sobrinhos seus roubando e eu não posso assistir isso calado”, afirmou o ex-secretário em seu depoimento.

Após o episódio, Rios declarou que se afastou da gestão municipal e não retornou mais à sede da Prefeitura. Ele também contestou a expressão “rombo” nas contas públicas, sustentando que, na sua avaliação, o que ocorreu foi roubo: “Se o Silvio fala em roubo, eu até atribuo que ele encontrou uma catástrofe na prefeitura e deu o nome dessa catástrofe de roubo, mas rombo não teve, teve roubo”.

O ex-secretário assegurou ainda que a CPI terá acesso a documentos oficiais e relatórios que comprovam a real situação fiscal do município. “Todos os números didaticamente serão apresentados. Ou eles vão presos como corruptos ou eu vou preso como leviano, irresponsável”, completou.

A sessão foi a segunda oitiva da CPI, que investiga um suposto déficit bilionário deixado pela gestão municipal. Além de Robert Rios, também foi convocada a ex-secretária de Finanças, Odimirtes Araújo Costa Reis Neves. A comissão é presidida pelo vereador Dudu Borges e composta pelos parlamentares Fernando Lima, Luís André, Daniel Carvalho, Juca Alves, João Pereira e Fernanda Gomes.

A próxima etapa da CPI deve convocar os tesoureiros e controladores da gestão anterior para prestar esclarecimentos.