-
Exportações superam importações e Piauí fecha 2025 com superávit de US$ 883,4 milhões
-
Rodrigo Torres assume Seduc em 2026 e promete manter avanços na educação do Piauí
-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
-
Decreto oficializa novo salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 2026
Divulgação
Todos os Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs) de Teresina deverão contar com câmeras de segurança instaladas. A exigência está prevista na Lei nº 6.206/2025, de autoria do vereador Venâncio Cardoso (PT), aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Sílvio Mendes.
A medida tem como foco principal reforçar o controle sobre o descarte de lixo, além de garantir que as empresas responsáveis cumpram corretamente os serviços de coleta. O monitoramento deve ajudar a evitar o acúmulo de resíduos e o uso indevido dos contêineres espalhados pela cidade.
Segundo o texto da lei, os equipamentos deverão ser colocados em locais estratégicos para garantir a visibilidade dos pontos e facilitar a identificação de irregularidades. A expectativa é que a presença das câmeras também contribua para a preservação ambiental e redução de gastos públicos com limpezas emergenciais.
O projeto foi apresentado em 2024 após visitas do vereador a áreas afetadas pelo descarte irregular de lixo. A proposta chegou a ser vetada, mas, após nova análise, foi sancionada e entra em vigor como parte das ações para melhorar a política de limpeza pública na capital.