Notícias

Aprovada em Teresina lei que obriga câmeras em locais de coleta de lixo

Divulgação

Todos os Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs) de Teresina deverão contar com câmeras de segurança instaladas. A exigência está prevista na Lei nº 6.206/2025, de autoria do vereador Venâncio Cardoso (PT), aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Sílvio Mendes.

A medida tem como foco principal reforçar o controle sobre o descarte de lixo, além de garantir que as empresas responsáveis cumpram corretamente os serviços de coleta. O monitoramento deve ajudar a evitar o acúmulo de resíduos e o uso indevido dos contêineres espalhados pela cidade.

Segundo o texto da lei, os equipamentos deverão ser colocados em locais estratégicos para garantir a visibilidade dos pontos e facilitar a identificação de irregularidades. A expectativa é que a presença das câmeras também contribua para a preservação ambiental e redução de gastos públicos com limpezas emergenciais.

O projeto foi apresentado em 2024 após visitas do vereador a áreas afetadas pelo descarte irregular de lixo. A proposta chegou a ser vetada, mas, após nova análise, foi sancionada e entra em vigor como parte das ações para melhorar a política de limpeza pública na capital.