-
Leôndidas propõe ampliar aulas de História e incluir Filosofia na rede municipal
-
Badespi assina contrato de R$ 8 milhões com a POLE Alimentos e participa da implantação do Impa Tech no Piauí
-
'Fazendo macumba': mãe denuncia preconceito contra filha em escola de Teresina
-
Controle emocional é essencial para bom desempenho no Enem, alerta professora de Psicologia
-
Piauí ultrapassa 1,5 milhão de Carteiras de Identidade Nacional emitidas e lidera ranking no Brasil
Divulgação
Usuários da plataforma Gov.br passaram a receber notificações automáticas sempre que um certificado digital for emitido em seu nome. A medida foi implantada no fim de julho, por meio de parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
O objetivo da ação é aumentar a segurança dos dados e evitar fraudes com documentos digitais, que possibilitam acesso a serviços públicos e assinatura de arquivos com validade jurídica. Segundo a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, a funcionalidade pode alcançar os mais de 169 milhões de usuários cadastrados na plataforma.
Até o momento, 118 mil notificações já foram enviadas para perfis classificados nos níveis de confiabilidade prata e ouro. Para ter acesso a esses níveis, o cidadão deve realizar reconhecimento facial por meio do aplicativo Gov.br, utilizando dados da CNH, de bancos credenciados ou da Justiça Eleitoral, a depender do nível.
Caso o usuário não reconheça a emissão informada, a recomendação é procurar a Autoridade Certificadora responsável. Também é possível acionar o governo pela plataforma Fala.BR ou consultar o histórico de certificados no portal meucertificado.iti.gov.br.