Notícias

HGV inicia atendimentos a pacientes com câncer

Divulgação

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), inaugurada no último dia 19, já começou a receber pacientes. Essa é a primeira unidade da rede estadual do Piauí a oferecer tratamento especializado para o câncer.

A primeira paciente atendida é uma idosa de 77 anos, natural de Valença do Piauí, diagnosticada com câncer de mama no início de maio. O diagnóstico foi feito por meio de exame histopatológico, que analisa tecidos ao microscópio, geralmente a partir de uma biópsia.

Inicialmente, ela foi atendida no município de Picos e, após avaliação, encaminhada ao oncologista por meio do sistema de regulação estadual. O atendimento aconteceu no Ambulatório Integrado da Unacon. Na chegada, passou por triagem feita por um enfermeiro e um assistente administrativo, que analisaram a documentação e os exames. Em seguida, foi direcionada ao oncologista clínico, que avaliou a necessidade de exames complementares para definição do estadiamento do câncer.

A enfermeira Viviane Damasceno, que acompanhou o atendimento, destacou a importância da organização no processo de cuidado. “Fiz a triagem da paciente e encaminhei para o oncologista, que solicitou os exames necessários para definir o tratamento. Já deixamos o retorno agendado, para que ela volte com os resultados e possamos iniciar o tratamento”, explicou.

A Unacon do HGV realiza dois tipos principais de atendimento:

  1. Pacientes já atendidos no próprio hospital, que passaram por cirurgia ou biópsia com diagnóstico positivo para câncer. Nesses casos, o próprio médico faz o encaminhamento à triagem da Unacon.

  2. Pacientes vindos de outros hospitais da capital ou do interior do Estado, com exames positivos para câncer, desde que os casos estejam dentro dos tipos tratados pela unidade: câncer de mama, próstata, colo do útero, pulmão e do trato gastrointestinal (esôfago, estômago, cólon e reto). Estes pacientes são regulados para atendimento no HGV.

Segundo o superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campêlo, a nova unidade está totalmente equipada para oferecer atendimento humanizado e de qualidade. “A Unacon conta com uma estrutura moderna e acolhedora, com médicos especializados e equipamentos adequados. Dispomos de um centro de infusão com 14 leitos – 12 poltronas para quimioterapia, uma cama para pacientes debilitados e um leito para intercorrências. O ambulatório conta ainda com quatro consultórios exclusivos para oncologia”, detalhou.

A implantação da Unacon teve investimento de R$ 2.450.000, realizado pela Sesapi, e integra a rede de atenção oncológica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí.