-
Governo do Estado entrega 92 casas na Serra do Inácio nesta sexta (30)
-
Desembargador federal do Piauí, Carlos Brandão, é escolhido por Lula para ser ministro do STJ
-
Rafael Fonteles discute oportunidades de cooperação entre Consórcio Nordeste e Fundo Saudita de Desenvolvimento
-
Piauí decreta estado de emergência zoossanitária por 180 dias devido ao risco de Influenza Aviária
-
Concurso da PF: Inscrições para certame com mil vagas começam hoje (26)

Divulgação
A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), inaugurada no último dia 19, já começou a receber pacientes. Essa é a primeira unidade da rede estadual do Piauí a oferecer tratamento especializado para o câncer.
A primeira paciente atendida é uma idosa de 77 anos, natural de Valença do Piauí, diagnosticada com câncer de mama no início de maio. O diagnóstico foi feito por meio de exame histopatológico, que analisa tecidos ao microscópio, geralmente a partir de uma biópsia.
Inicialmente, ela foi atendida no município de Picos e, após avaliação, encaminhada ao oncologista por meio do sistema de regulação estadual. O atendimento aconteceu no Ambulatório Integrado da Unacon. Na chegada, passou por triagem feita por um enfermeiro e um assistente administrativo, que analisaram a documentação e os exames. Em seguida, foi direcionada ao oncologista clínico, que avaliou a necessidade de exames complementares para definição do estadiamento do câncer.
A enfermeira Viviane Damasceno, que acompanhou o atendimento, destacou a importância da organização no processo de cuidado. “Fiz a triagem da paciente e encaminhei para o oncologista, que solicitou os exames necessários para definir o tratamento. Já deixamos o retorno agendado, para que ela volte com os resultados e possamos iniciar o tratamento”, explicou.
A Unacon do HGV realiza dois tipos principais de atendimento:
-
Pacientes já atendidos no próprio hospital, que passaram por cirurgia ou biópsia com diagnóstico positivo para câncer. Nesses casos, o próprio médico faz o encaminhamento à triagem da Unacon.
-
Pacientes vindos de outros hospitais da capital ou do interior do Estado, com exames positivos para câncer, desde que os casos estejam dentro dos tipos tratados pela unidade: câncer de mama, próstata, colo do útero, pulmão e do trato gastrointestinal (esôfago, estômago, cólon e reto). Estes pacientes são regulados para atendimento no HGV.
Segundo o superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campêlo, a nova unidade está totalmente equipada para oferecer atendimento humanizado e de qualidade. “A Unacon conta com uma estrutura moderna e acolhedora, com médicos especializados e equipamentos adequados. Dispomos de um centro de infusão com 14 leitos – 12 poltronas para quimioterapia, uma cama para pacientes debilitados e um leito para intercorrências. O ambulatório conta ainda com quatro consultórios exclusivos para oncologia”, detalhou.
A implantação da Unacon teve investimento de R$ 2.450.000, realizado pela Sesapi, e integra a rede de atenção oncológica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí.