-
Exportações superam importações e Piauí fecha 2025 com superávit de US$ 883,4 milhões
-
Rodrigo Torres assume Seduc em 2026 e promete manter avanços na educação do Piauí
-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
-
Decreto oficializa novo salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 2026
Divulgação
Com 10.905 novos postos de trabalho formais criados entre janeiro e maio de 2025, o Piauí conquistou a primeira colocação no Nordeste em crescimento acumulado relativo de empregos formais, com uma variação de 3,02%. O índice supera significativamente a média da região (1,57%) e a média nacional (2,23%), de acordo com os dados do Novo Caged.
Somente no mês de maio, o saldo foi de 3.559 novas admissões com carteira assinada, totalizando um estoque de 372.556 empregos formais em todo o estado. O desempenho é reflexo direto da política do Governo do Estado voltada à atração de investimentos, fortalecimento da economia local e estímulo ao desenvolvimento dos territórios.
Entre abril e maio de 2025, o estoque de empregos no Piauí passou de 368.997 para 372.556, um crescimento de 0,96% no período, representando mais 3.559 empregos formais. Esse percentual de incremento mensal é o terceiro maior do Brasil e contribui significativamente para consolidar o bom desempenho do estado no cenário nacional.
O destaque regional fica por conta do Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, que registrou o maior crescimento relativo no acumulado do ano, com 8,12%, seguido pelos territórios Cocais e Chapada das Mangabeiras.
Além da liderança no Nordeste, o Piauí também figura entre os seis estados com maior crescimento proporcional de empregos formais no Brasil em 2025.
Para o governador Rafael Fonteles, o resultado reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento social e econômico do Estado. “O Piauí está colhendo os frutos de um trabalho sério, baseado em planejamento, diálogo e responsabilidade fiscal. Assumimos o compromisso de focar na geração de empregos como prioridade, porque sabemos que é por meio do trabalho digno que transformamos vidas e garantimos um desenvolvimento justo para todas as regiões”, destacou o governador.
O crescimento da geração de empregos formais no Piauí também reflete o avanço da industrialização, a melhoria na infraestrutura e a territorialização do desenvolvimento, pilares da atual gestão.
Acesse o relatório aqui.
