-
Defesa Civil fiscaliza sistemas de abastecimento movidos a energia solar em Floriano e Picos
-
Prefeito de Parnaíba chega ao velório do vice-prefeito Darllan Barros e decreta luto oficial de sete dias
-
Médica Tayná Maria Gonçalves Varão Silva morre aos 34 anos em Teresina e causa comoção
-
Lula deve sancionar projeto que amplia isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
-
Leôndidas propõe ampliar aulas de História e incluir Filosofia na rede municipal
Rafael Fonteles garante que não haverá taxa pelo uso da água de poços para pequenos agricultores e pessoas de baixa renda
Divulgação
O governador Rafael Fonteles reafirmou e garantiu, em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (30), que não haverá cobrança de taxa pela captação de águas subterrâneas por agricultores familiares, comunidades tradicionais, assentamentos de reforma agrária, entes públicos e pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico. A taxa só é cobrada de grandes consumidores e de empresas, conforme previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) desde 1997.
Rafael destacou que, além de não instituir qualquer cobrança adicional que penalize os pequenos, o governo do Estado protegeu os que mais precisam. “Existe muita notícia falsa e desinformação em relação à taxação de poços. O decreto que existe é de 2010. Não houve nenhuma alteração, a não ser para ampliar a isenção aos pequenos agricultores”, explicou o governador.
O decreto estadual sobre a política de cobrança pelo uso da água de poços está em vigor desde 2010, instituído inicialmente pelo Decreto nº 14.144/2010, atualizado pelo Decreto Estadual nº 16.696/2016 e regulamentado, mais recentemente, pelas Resoluções CERH nº 001/2023 e nº 002/2025.
A resolução CERH nº 002/2025 que isenta, em seu artigo 12, os agricultores familiares, comunidades tradicionais, assentamentos de reforma agrária, entes públicos e pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico foi publicada no Diário Oficial de 15 de maio de 2025.