-
Rafael Fonteles discute oportunidades de cooperação entre Consórcio Nordeste e Fundo Saudita de Desenvolvimento
-
Piauí decreta estado de emergência zoossanitária por 180 dias devido ao risco de Influenza Aviária
-
HGV inicia atendimentos a pacientes com câncer
-
Concurso da PF: Inscrições para certame com mil vagas começam hoje (26)
-
INSS começa hoje a devolver descontos indevidos de aposentados

Divulgação
Em 2024, mais de 600 mil medicamentos para o tratamento do tabagismo foram distribuídos aos municípios piauienses. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que também capacitou mais de mil profissionais da saúde para o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
A previsão é que mais de 740 mil medicamentos sejam disponibilizados ao estado em 2025. Por isso, os municípios precisam preencher o formulário para a coleta de informações dos atendimentos realizados para o tratamento do tabagismo na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) até o momento e a estimativa para o ano.
O PNCT visa reduzir o número de mortes por doenças causadas pelo tabagismo, promovendo a redução da prevalência de fumantes em todo o país. O apoio técnico aos municípios piauienses para monitoramento, avaliação, implantação e implementação no programa é realizado pela Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi.
“Disponibilizamos as medicações de tratamento ao fumante, bem como o material de apoio, informes, cartilhas, cartazes e capacitamos profissionais de saúde em parceria com o INCA e Ministério da Saúde. Também fazemos ações de promoção de saúde, que visam a prevenção da iniciação e proteção do tabagismo passivo, bem como ações voltadas para a cessação de fumar”, destaca Luciana Sena, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi.
Atualmente, 134 municípios piauienses já realizam o preenchimento regular do formulário e estão com o cadastro ativo no PNCT. A meta é aumentar a adesão dos gestores municipais para ampliar o acesso da população ao tratamento ao fumante no SUS em todo o estado.