A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inicia, nesta quarta-feira (6) o processo de triagem para pacientes de Teresina interessados em realizar implantes dentários unitários ou do tipo overdenture — prótese que se encaixa sobre implantes. A iniciativa integra o programa estadual itinerante “Implantando mais Sorrisos” e será realizada por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, até o dia 13 de agosto, na Clínica LH Odontologia, localizada na Rua 19 de Novembro, nº 49, Centro/Norte da capital.
Para participar da triagem, o paciente deve ter mais de 20 anos e estar em bom estado geral de saúde. Terão prioridade pessoas com ausência de dentes anteriores, aquelas que já concluíram o tratamento odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) e mulheres vítimas de violência doméstica. Neste último caso, a preferência segue o que estabelece a Lei nº 15.116, de 2 de abril de 2025, que assegura o acesso a serviços odontológicos voltados à reconstrução e reparação dentária de mulheres que sofreram agressões com impactos na saúde bucal.
Após a triagem, os atendimentos terão início no dia 15 de agosto, no Hospital da Polícia Militar (HPM). “Vamos realizar essa triagem, no horário de 8h às 18h, serão distribuídas 131 senhas ao dia . Os implantes são do tipo unitário ou overdenture, indicado para pessoas que não possuem nenhum dente na arcada e desta forma recebem dois implantes e uma prótese”, explica Roberta Alvarenga Salvador, coordenadora estadual de Saúde Bucal da Sesapi.
O programa
Nesta primeira etapa, o programa vai ofertar 3.500 implantes dentários (unitários e do tipo overdenture), além de mais de 10 mil procedimentos odontológicos, ampliando o acesso à saúde bucal em todas as regiões do Piauí. O atendimento será realizado de forma itinerante, por meio de dois ônibus adaptados com estrutura completa: duas cadeiras odontológicas fixas, uma cadeira portátil auxiliar, raio-x digital, equipamentos, instrumentais e insumos adequados para garantir a qualidade do serviço prestado.
As unidades móveis percorrerão as 12 regiões de Saúde do Piauí. A regulação dos pacientes será feita pelas Secretarias Municipais de Saúde, por meio do Sistema Regula Piauí. Durante o agendamento, cada paciente terá o dia e o turno definidos para atendimento. Serão realizados até 50 atendimentos por dia, por ônibus.
Entre os procedimentos ofertados pelo programa estão:
- Consulta odontológica
- Raio-X periapical e panorâmico
- Tomografia
- Profilaxia
- Tartarectomia por arcada
- Restaurações em resina (de 1 e 2 faces)
- Próteses
- Remoção simples de dente permanente
- Exodontia
- Instalação de implante dentário
- Regeneração tecidual com enxerto ósseo
- Instalação de cicatrizador