O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) abriu, na manhã desta segunda-feira (28), a III Conferência Diálogos com o Futuro, em comemoração aos 126 anos da Corte de Contas. O evento, que segue até esta terça-feira (29), reúne ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União (TCU), autoridades locais e servidores para discutir temas como políticas sociais, governança pública e combate à corrupção.
A solenidade de abertura contou com a presença dos ministros do TCU, Antônio Anastasia e Jorge Oliveira, e do ministro do STF, André Mendonça. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, estava confirmado na programação, mas não compareceu devido a compromissos oficiais na Etiópia. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participará da conferência nesta terça-feira.
Durante a cerimônia, o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas no estado.
“Ao comemorar o aniversário de 126 anos, o TCE traz relevantes temas para a reflexão do Piauí, todos voltados à eficiência da política pública, governança, utilização de recursos. É nessa linha que vivemos essa data”, afirmou Kennedy.
O ministro Antônio Anastasia, por sua vez, valorizou a trajetória histórica do Tribunal de Contas do Piauí e reforçou a importância de um controle que gere resultados concretos para a população.
“São 126 anos de história do Tribunal de Contas do Piauí. É uma efeméride que merece ser comemorada. Acho que é uma iniciativa muito positiva para debater temas relativos ao controle externo, às finanças públicas e às inovações que temos no mundo do controle, de modo a oferecer resultados aos brasileiros. O foco deve ser o aperfeiçoamento dos serviços públicos e não apenas a formalidade dos processos”, afirmou o ministro.
A programação do evento será encerrada com uma conferência mediada pelo presidente Kennedy Barros e terá como conferencistas o governador Rafael Fonteles e o ministro André Mendonça. A expectativa é que o encerramento reúna reflexões sobre os avanços e os desafios do controle externo frente às novas demandas da sociedade.