-
TCE-PI rejeita denúncia de superfaturamento em contratos de livros na gestão de Nouga Cardoso
-
Após gritos de socorro, piauiense é resgatada após queda de 20 metros em SC
-
Imepi identifica suspeita de fraude eletrônica em posto de combustível de Teresina
-
Mineração sustentável no Piauí é destaque em revista científica
-
Em Portugal, Piauí conquista espaço e destaque na maior feira mundial de produtos brasileiros

Divulgação
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, autorizou a concessão de garantia da União para uma operação de crédito do Estado do Piauí junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 2,98 bilhões. O financiamento prevê contragarantia do governo estadual e será destinado a investimentos em áreas consideradas estratégicas.
De acordo com o contrato, os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura de transportes — incluindo rodovias e outros modais —, além de projetos de mobilidade urbana, urbanização, segurança pública, saúde, infraestrutura hídrica e transformação digital. O documento também prevê aporte de capital em empresas estatais e sociedades de economia mista, bem como ações voltadas ao desenvolvimento social e econômico do estado.
Os investimentos estão inseridos no Plano Plurianual e no Orçamento Geral do Estado, contemplando ainda parcerias com instituições federais para ampliar e modernizar a infraestrutura logística do Piauí.
A autorização foi concedida após pareceres favoráveis da Secretaria do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A formalização do contrato de contragarantia dependerá da verificação de requisitos pela PGFN, conforme determina a regulamentação do Ministério da Fazenda.