-
Homem é morto com tiro na cabeça em Monsenhor Hipólito; companheira é principal suspeita
-
Rafael Fonteles sanciona reajuste para policiais e servidores em geral; veja os novos valores!
-
Bebê de 1 ano e 10 meses é vítima de estupro em Teresina; primo da mãe é preso em flagrante
-
Casa de Custódia é alvo de disparos durante a madrugada em Teresina
-
Justiça mantém prisão temporária de influencer Ana Azevedo, alvo da Operação Faixa Rosa
Piauí recebe representantes de 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares

Divulgação
O secretário de estado da Segurança Pública (SSP), Chico Lucas, recebeu nesta quinta-feira (13) representantes de 11 estados brasileiros interessados em conhecer o programa Cell Guard, uma iniciativa pioneira implementada no Piauí para combater o furto e roubo de aparelhos celulares. O programa tem se destacado pela sua eficácia na recuperação de dispositivos e na redução da criminalidade relacionada a esses delitos.
“Recebemos a visita de mais 11 estados, totalizando 18 estados da Federação com interesse em conhecer nosso protocolo. O Piauí está escrevendo um capítulo na história do Brasil com esse projeto, que é pioneiro e se tornou nacionalmente conhecido pela sua eficácia, tanto na apreensão dos celulares quanto no combate à criminalidade”, afirmou Chico Lucas.
O delegado da Bahia, Delmar Bittencourt, comentou sobre os desafios enfrentados em seu estado, especialmente em relação aos altos índices de furto e roubo de celulares, que agravam a criminalidade, principalmente durante grandes eventos. “O roubo de celulares e furtos realmente agravam os índices de criminalidade na Bahia, especialmente durante grandes eventos, onde quadrilhas especializadas aproveitam para cometer esses crimes. Assim como outros estados, a Bahia também é vítima dessas ações criminosas”, afirmou Bittencourt.
Ele também destacou a importância da cooperação entre os estados para enfrentar esses crimes de maneira mais eficiente. “A Bahia já vem realizando a recuperação de aparelhos celulares há algum tempo, mas não com o volume que o Piauí tem alcançado. Estamos aqui para entender e aprender como podemos aumentar a recuperação e restrição de aparelhos celulares em um volume semelhante ao que o Piauí conseguiu”, explicou o delegado.
O superintendente de Operações Integradas (SOI) do Piauí, delegado Matheus Zannata, revelou que mais de 7 mil celulares já foram resgatados no estado. “Nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado e um aumento de quase 200% na retenção de celulares. Inclusive, o Ministério Público da Argentina nos procurou também para conhecer o nosso projeto de recuperação de celulares”, anunciou Zannata.
O Superintendente de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, Emerson Moura, elogiou a iniciativa do Piauí e expressou o desejo de replicar o programa em seu estado. “A Secretaria de Segurança está de parabéns pelo pioneirismo no Brasil com o projeto de recuperação de celulares. As boas práticas implementadas aqui têm mostrado resultados excelentes e precisam ser expandidas e divulgadas. Se deu certo aqui no Piauí, nosso secretário determinou que, se for possível, devemos levar essa iniciativa para o Tocantins, visando também diminuir os índices de roubo de celulares em nosso estado”, afirmou Moura.