-
Empresário condenado por estuprar filho em Teresina está foragido há 1 ano
-
Açaí consumido por bebê que morreu estava envenenado, aponta laudo
-
Homem é morto com tiro na cabeça em Monsenhor Hipólito; companheira é principal suspeita
-
Rafael Fonteles sanciona reajuste para policiais e servidores em geral; veja os novos valores!
-
Bebê de 1 ano e 10 meses é vítima de estupro em Teresina; primo da mãe é preso em flagrante
Polícia Civil deflagra Operação Draco 211 para retomar imóveis invadidos por facção criminosa em Teresina

Divulgação
A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta terça-feira (6) a Operação Draco 211: Operação Retomada, com o objetivo de desarticular um núcleo de uma organização criminosa que atuava no bairro Torquato Neto e em outras áreas da zona Sul de Teresina.
A ação, coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), mobilizou dezenas de policiais civis e militares em uma grande força-tarefa para o cumprimento de 144 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão. As investigações apontam que o grupo criminoso estava invadindo apartamentos, expulsando moradores e transformando os imóveis em bases operacionais, esconderijos e pontos de tráfico de drogas.
“Hoje é uma ação conjunta, uma demonstração da força e organização do nosso Estado. Tivemos diversos relatos de criminosos invadindo o Torquato Neto, expulsando moradores e se alojando aqui. Então queremos devolver esses imóveis à sociedade. Em um dos imóveis, prendemos três irmãos e encontramos ainda uma pistola com esses criminosos”, declarou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.
Segundo a polícia, alguns dos criminosos migraram de outras regiões da capital e se instalaram no residencial. Com os três irmãos presos, foi apreendida uma arma de fogo de uso restrito, escondida debaixo de uma cama e enrolada em uma camiseta, numa tentativa de dificultar sua localização durante as buscas.
“Essa arma foi encontrada na casa do Maguinho, um faccionado preso juntamente com seu irmão. As outras equipes já apreenderam outras armas de fogo. Essa foi acondicionada cuidadosamente, para dificultar o trabalho da polícia. É uma arma de calibre restrito”, detalhou o coronel James.
Durante o cumprimento dos mandados, as equipes policiais também identificaram pixações com menções à facção Bonde dos 40, que atua com violência na região. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) afirmou que todas as marcas criminosas serão removidas dos imóveis.
Casos motivadores: atentado contra policial e churrasco de facção
Dois casos específicos motivaram a deflagração da operação no bairro. Em março, um policial militar foi alvo de um atentado, quando criminosos armados tentaram invadir sua residência. Em outro episódio, a facção criminosa promoveu um churrasco comemorativo com carne de gado roubado, celebrando ações criminosas na região.
A polícia também destacou a execução de Bartolomeu Gabriel Oliveira Gomes, conhecido como “Barto”, integrante de uma facção rival. Ele foi sequestrado, torturado e morto após ser identificado por meio de uma prática conhecida como “raio-x”, utilizada internamente por facções para reconhecer e eliminar adversários.
A Operação Draco 211 reforça a presença do Estado nas áreas mais afetadas pela criminalidade e busca restabelecer a paz e a segurança para a população da zona Sul de Teresina.