Polícia

Polícia Federal deflagra operação proteção Integral II contra crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes

Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação é realizada em todo o território nacional e envolve a cooperação entre forças federais e polícias civis de diversos estados.

No Piauí, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo três na cidade de Parnaíba, no litoral do estado, e outros três nos municípios de Teresina e Altos. A operação contou com a atuação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil piauiense.

Ao todo, no Brasil, a operação cumpre 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, com alvos suspeitos de armazenar, compartilhar, produzir ou comercializar material relacionado ao abuso sexual infantojuvenil.

Segundo nota divulgada pela PF, a operação busca "integrar forças policiais federais e estaduais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, visando a identificação e responsabilização de pessoas envolvidas nessas práticas criminosas". A corporação destaca ainda que a ação reforça o compromisso dos agentes públicos com a proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.

A primeira fase da Operação Proteção Integral foi realizada em março deste ano, com foco semelhante. A PF aproveita para alertar pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar de perto a rotina digital e social de seus filhos, visando protegê-los de situações de risco, especialmente em ambientes virtuais.