-
Homem é preso por suspeita de importunação sexual contra funcionária na zona Norte de Teresina
-
Vereadora é presa pela Polícia Federal ao sacar cerca de R$ 500 mil em agência bancária no interior do Piauí
-
Justiça nega novo habeas corpus e mantém Deolane Bezerra presa preventivamente
-
Homem e mulher são encontrados mortos às margens do rio Parnaíba na zona Norte de Teresina
-
Motorista por aplicativo preso no Rio de Janeiro pode ter contado com ajuda para fugir após tentativa de homicídio em Teresina
Divulgação
Doze detentos de unidades penitenciárias do Piauí, não retornaram no prazo estabelecido após serem beneficiados com a saída temporária de Natal e Ano Novo, segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI). No total, 460 internos foram beneficiados com a saída, que iniciou-se no dia 22 de dezembro de 2023 e o retorno estava programado para o dia 3 de janeiro de 2024.
Segundo a Sejus, estes detentos são considerados foragidos e devem perder automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturados, voltam ao regime fechado. O benefício é concedido durante o cumprimento da pena e usado como forma de ressocialização e manutenção dos vínculos dos presos com o mundo fora do sistema prisional. Conforme a lei, detentos em regime semiaberto têm direito a quatro saídas, de sete dias cada, por ano.
A concessão desse benefício ocorre durante o cumprimento da pena e é implementada como uma estratégia de ressocialização, visando manter os laços dos detentos com o mundo exterior ao sistema prisional. Conforme estabelecido pela lei, detentos em regime semiaberto têm o direito a quatro saídas anuais, com duração de sete dias cada.
O benefício é destinado aos presos que se encontram em regime semiaberto, tendo cumprido 1/6 da pena no caso de serem primários e 1/4 no caso de reincidência. A autorização para a saída é concedida somente aos presos que demonstram bom comportamento durante o período de reclusão.