-
“Papai Noel do crime” é preso pela 10ª vez durante operação em José de Freitas
-
Ex-jogador Arthur Bruno é preso em Teresina por homicídio cometido em Goiás
-
Droga avaliada em mais de R$ 2 milhões é apreendida em ônibus no Sul do Piauí
-
Crime brutal: mulher é assassinada pelo companheiro na zona rural de Esperantina
-
Polícia Federal prende homem em Teresina que planejava sequestrar crianças e adolescentes
Sete são presos em operação contra quadrilha que aplicava golpes bancários virtuais no Piauí
Divulgação
Sete pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (8) durante a Operação Falsa Central, uma ação integrada das Polícias Civis do Distrito Federal, Piauí e Bahia. A investigação apura a atuação de uma organização criminosa especializada em estelionato virtual, que teria causado um prejuízo estimado em R$ 90 mil às vítimas.
As prisões ocorreram em Brasília, mas entre os alvos estão pessoas que fizeram vítimas no Piauí. Pelo menos quatro pessoas já procuraram a polícia para denunciar os golpes.
De acordo com a Polícia Civil, o esquema funcionava a partir de ligações telefônicas nas quais os criminosos se passavam por funcionários de instituições bancárias. Com argumentos falsos, convenciam as vítimas a realizar transferências para contas ligadas ao grupo ou a “laranjas”.
“O golpe consiste em abordar a vítima dizendo ser um agente bancário, informando que sua conta está sofrendo um ataque hacker. Na sequência, enviam um link e, ao acessá-lo, a vítima fornece dados e acesso para que a quadrilha realize movimentações financeiras. A recomendação é que a população tenha extremo cuidado com ligações e mensagens recebidas pela internet”, explicou o delegado Humberto Macola.
A operação cumpre, ao todo, 15 mandados judiciais, entre buscas e apreensões e prisões temporárias. A polícia não descarta novas prisões ao longo do dia.